<<SOURCEFORGE | PROJECT PAGE>>
FreeDOS documentation project logo
 
Edit Page - Page History - Printable View - Recent Changes - WikiHelp - SearchWiki - PageDown
C:\FdDoc\FdDocPtBr\SideBar
 *HOME
 *ABOUT
 *GET INVOLVED
 ** Start
 ** Write
 ** Advocacy
 *DOCUMENTATION
 ** MANIFESTO
 ** SPECS
 ** HOWTOs 
 ** MINI HOWTOs
 ** HELP
 *TRANSLATIONS  
 ** Deutsch
 ** English
 ** Español
 ** Français
 ** Italiano
 ** Japanese
 ** Nederlands
 ** Português (Br)
 ** Polish
 ** Pycckuu
 ** Swedish
 *TOOLS
 *MIRRORS
 *LINKS
 * FAQ
 * CVS
C:\FdDoc\FdDocPtBr\HomePage

Anotações no documento original são fornecidas em texto itálico. Todo o texto original e anotações por Jim Hall.


Manifesto do Free-DOS (anotado)

 James Hall 
 James.F.Hall @-sign uwrf.edu 
 [meu endereço de email agora é freedos @-sign freedos.org]

Ed. Out. 16, 1994 [anotações feitas em 21 Abr. 1998]

Mudanças

Um site de ftp está agora disponível para fazer o download do Free-DOS em sunsite.unc.edu em /pub/micro/pc-stuff/freedos. Me contate em freedos @-sign sunsite.unc.edu sobre isso. [a área de ftp do sunsite ainda está lá, mas agora o Free-DOS tem seu próprio nome de domínio e página de web, em www.freedos.org. o endereço de email do coordenador também mudou.]

Um fórum de discussão foi aberto em comp.os.msdos.misc. Aqui é onde nós planejamos discutir nossos projetos e metas. Por favor sinta-se livre para contribuir com a discussão. [muitas discussões do Free-DOS estes dias acontecem na lista de mailing do Free-DOS, que você pode se inscrever em www.freedos.org, mas muitos usuários em comp.os.msdos.misc e comp.os.msdos.programmer são geralmente conhecedores do Free-DOS.]

Histórico

Free-DOS foi anunciado como PD-DOS perto do começo de Julho de 1994, como outra implementação do DOS. [o hífen foi retirado e agora é: FreeDOS]

Intenção

Eu gostaria de formar um grupo que irá, eventualmente, criar outra implementação do MS-DOS. DOS parece ser um sistema popular, e há muito hardware já disponível que está pronto para suportá-lo. Microsoft não irá desenvolver o DOS para sempre, e ninguém pode contar com firmas de programação comercial como IBM ou Digital para continuar o DOS. Eu sinto que então está para aqueles na Internet desenvolver seu próprio DOS (portanto, Free-DOS) e eu acho que há muito suporte para este tipo de projeto.

Free-DOS deve, otimamente, rodar em todos os níveis de máquina. Ele deve operar em processadores tão baixos quanto o 8088 com tão pouca memória quanto 640k. Esperamos que a instalação compactada deva caber em 1.44mb [há tanto software escrito para o FreeDOS que a instalação agora é maior que 1mb. No entanto, o programa pode instalar a partir de discos de menos de 1mb.]

Free-DOS não deve ser direcionado a certos usuários. Quer dizer, o produto final deve ser algo que programadores e não programadores possam usar e achá-lo útil.

Eu nao acho que haveria problemas em distribuir versões otimizadas do Free-DOS para 80386 e superiores. Mas isto é um projeto para os escritores do kernel. [atualmente, nós podemos mudar esta declaração para dizer: qualquer programa do FreeDOS deve ser capaz de ter vantagens com 386s ou outros melhoramentos se detectado mas o programa ainda poderá rodar em hardware antigo como XT.]

Plano

Eu imagino que o projeto Free-DOS seja melhor manuseado dividindo os esforços em três subgrupos:

Utilitários - Principal objetivo é escrever versões novas, limpas dos utilitários padrão do DOS. Estes devem ser capazes de rodar em qualquer versão atual do DOS, tão antiga quando MS-DOS 3.3. Você pode perceber que muitos dos utilitários de DOS foram movidos para fora do shell. Isto é para facilitar a manutenção e o desenvolvimento.

Drivers - Metas incluem reescrever os dispositivos para DOS, incluindo um novo ANSI.SYS e COUNTRY.SYS. Estes devem ser capazes de rodar em qualquer versão de DOS, tão antiga quanto MS-DOS 3.3.

Kernel - Objetivo principal é escrever um novo kernel do DOS, umque seja capaz de executar pelo menos a maioria dos programas DOS atuais. O último teste é ser capaz de rodar Windows e Doom. Objetivos secundários podem incluir trabalhar em algum tipo de suporte a multitarefa, mesmo que limitado.

Se eu puder tirar o projeto Free-DOS do chão, eu apreciaria alguém tomar partido em cada um dos três subgrupos, e então haveria um Chefe de Utilitários, Chefe de Drivers e Chefe de Kernel. Esta pessoa ficaria no cargo de manter a legibilidade do código e para assegurar que as metas do grupo estão sendo atingidas. Por exemplo, o Chefe de Utilitários poderia também certificar-se que cada utilitário inclui pelo menos os argumentos de linha de comando do MS-DOS. O Chefe também tomaria decisões sobre que extensões serão permitidas. [esta “liderança” foi então transferida devolta para onde ela pertence: aos usuários! decisões sobre o que vai e não se tornar parte de uma distribuição é decidido através de discussão, e por qual software é usado vs. qual não é. Também, todo software do FreeDOS agora é listado junto em uma lista grande de mantedores, ao invés de separado em Utilitários, Drivers e Kernel.]

Muitos dos utilitários de DOS já existem como freeware, e uma boa parte deles foi escrita pela Free Software Foundation. [muitos programas do FreeDOS foram atualmente escritos do nada por contribuidores do FreeDOS.] De qualquer maneira, eu esperaria que o grupo de Utilitários fosse o primeiro a atingir seus objetivos. O grupo de Drivers provavelmente terminaria em seguida, e o kernel por último por causa de sua relativa complexidade. A cada estágio de completação, eu esperaria uma versão grande para o público, disponível através de sites de ftp.

Uma nota final: Eu apreciaria que todos os utilitários fossem escritos em C ou em linguagem de lote do DOS, para facilitar a manutenção. [esta restrição estava indo muito longe. No entanto, o sentimento geral é que os programas de FreeDOS devem ser escritos em C ou Assembly.]

Parte legal

Qualquer esforço que vai em escrever um Free-DOS será, claro, redistribuido em forma binária e código fonte. No entanto, nós gostariamos que os programadores liberassem seus programas em um acordo de distribuição, como a LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU, que diz em parte no seu Preâmbulo:

 As licensas para muitos softwares sao desenhadas para tomar sua liberdade
 de distribui-lo e modifica-lo. Em contraste, a Licenca Publica Geral GNU
 garante sua liberdade de compartilhar e modificar o software gratuito—para
 certificar-se que o software e’ gratuito para todos os seus usuarios. Esta
 Licenca Publica Geral GNU se aplica a muitos dos softwares da Free Software
 Foundation e a qualquer outro programa cujo autor se compromete `a utiliza’-
 la. (Alguns softwares da Free Software Foundation sao cobertos pela Licenca
 Publica Geral para Bibliotecas GNU, no entanto.) Voce pode aplica’-la a seus
 programas tambem.

 Quando nos falamos de software gratuito, nos estamos nos referindo  a li-
 berdade, nao preco. Nossas Licencas Publicas Gerais sao desenhadas para cer-
 tificar-se que voce tem a liberdade de distribuir copias do programa gratuito 
 (e cobrar por este servico se voce quiser), que voce recebe o codigo fonte ou
 voce pode pega’-lo se voce quiser, que voce pode mudar o software ou usar
 partes dele em novos programas gratuitos; e que voce sabe que pode fazer 
 estas coisas. 

Copyright © 1994–1998 Jim Hall

A menos que esteja escrito, documentos FD-DOC HOWTO são copyrighteados por seus respectivos autores. Documentos FD-DOC HOWTO podem ser reproduzidos e distribuidos em um todo ou em parte, em qualquer meio físico ou eletrônico, desde que esta nota de copyright apareça em todas as cópias. Redistribuição comercial é permitida e encorajada; no entanto, o autor gostaria de ser notificado de quaisquer destas distribuições.

Todas as traduções, trabalhos derivados, ou trabalhos agregados incorporando quaisquer doucmentos FD-DOC HOWTO devem ser cobertos por esta nota de copyright. Quer dizer, você não pode produzir um trabalho derivado de um HOWTO e impor restrições adicionais em sua distribuição. Exceções destas regras podem ser obtidas sobre certas condições; por favor contate o coordenador do FD-DOC HOWTO no endereço dado abaixo.

De fato, nós gostariamos de promover a disseminação desta informação em tantos canais quanto possível. No entanto, nós queremos reter o copyright nos documentos HOWTO, e gostariamos de ser notificados de quaisquer planos em redistribuir os HOWTOs.

Se você tem quaisquer dúvidas, por favor contate o coordenador do FD-DOC (see email mentioned at the bottom of every fd-doc wiki page)

Edit Page - Page History - Printable View - Recent Changes - WikiHelp - SearchWiki - PageUp
Page last modified on October 05, 2008, at 05:37 PM
E-mail the coordinator at freedos-documentation @-sign freedos point org
This site is part of the FreeDOS Project.
SourceForge.net Logo